Translate

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Renato Theodoro
Presidente da CAFESUL

Vamos falar de Café

Estivemos recentemente no Panamá participando do evento “Lets Talk Coffee”. Este evento é realizado anualmente pela empresa Sustainable Harvest em países produtores de café e reúne em um mesmo local produtores, torradores, exportadores, cafeterias e baristas.
A Sustainable adquire cafés especiais e sustentáveis de produtores do  mundo inteiro e vende para torradores e cafeterias interessadas em cafés especiais.
A CAFESUL estava lá, juntamente com outras três cooperativas capixabas, Pronova, Cooabriel e Coopeavi  para mostrar ao mundo que no Espírito Santo se produz cafés de qualidade superior tanto conilon quanto arábica. Estas cooperativas participam do projeto de Cafés Especiais do Espírito Santo que é uma parceria de diversos órgãos: _ Sebrae, Bandes, OCB-ES, Findes, Centro do Comércio do Café, Incaper, Sincafé, Seag e Cetcaf cuja meta é produzir cerca de 500 mil sacas de cafés especiais em 04 anos.
Pela primeira vez, num evento internacional fora do país, falamos de conilon especial. O Dr. Romário, do Incaper, fez uma palestra sobre a produção de café no Espírito Santo e as tecnologias desenvolvidas pelo órgão e repassadas aos produtores. O Daniel da Coopeavi falou da produção de conilon especial CD por produtores da sua Cooperativa.
 O Artur da Conilon Brasil participou de uma mesa com a mediação do Carlos Brando da P&A Marketing, onde também participaram um produtor da Índia e um torrador do Estados Unidos que fez testes de blends de arábicas especiais com conilon especial. Ao final foram colocados em uma mesa para degustação os cafés robustas (conilon) CD da Índia e da Coopeavi e um natural da Cafesul do Brasil. A curiosidade foi muito grande, pois lá fora também eles não estão acostumados com cafés conilon de qualidade, e a aprovação foi geral, ou seja, os cafés surpreenderam positivamente os presentes.
Neste evento também foi discutida a realização do próximo “Lets Talk Coffee” no Brasil. O Espírito Santo foi com uma delegação em que tínhamos representantes do Sebrae, OCB, Findes, Incaper e Cooperativas na tentativa de trazer o evento para o estado.
Para nossa surpresa tivemos os estados de Minas Gerais, Paraná e Bahia apoiando o Espírito Santo para a realização do evento dizendo que é o único estado produtor do Brasil onde todas as entidades trabalham de forma integrada e em harmonia.
Com este apoio e mais a representatividade das entidades do Espírito Santo fomos escolhidos para a realização do evento em Guarapari em outubro de 2015.
É um grande desafio, temos, juntamente com a Sustainable Harvest, de organizar um evento para 800 a 1000 pessoas.

Nosso desafio será preparar cafés de qualidade superior para mostrar aos visitantes, roteiros de visitas atraentes pois são programadas visitas às propriedades rurais, mostrar as belezas de nosso estado e um atendimento que possa encantá-los para que eles queiram retornar no futuro não só para comprar café, mas também para fazer turismo.

Renato Theodoro
Presidente da CAFESUL